NoticiasDetalhadas

Ministro da Infraestrutura libera 15 quilômetros da BR-381

22/07/2019 Flórence Couto, Consórcio Contécnica/CSL/STE

Resumo

Trecho faz parte do lote 3 e foi liberado inicialmente em mão dupla.

Notícia na íntegra

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, juntamente com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), General Santos Filho, liberou, nesta sexta-feira (19), 15 quilômetros da BR-381 para o tráfego de veículos. O trecho está compreendido entre os quilômetros 298 e 314, próximo ao município de Antônio Dias, no Vale do Aço.

“É uma alegria muito grande a gente poder entregar hoje 4 quilômetros de pista duplicada mais 11 quilômetros do binário, da pista nova, que em breve vai estar disponível na sua integralidade. Então a gente agora abre 11 quilômetros, desvia o tráfego da pista antiga e no final do ano, a gente vai ter esse equipamento também entregue”, explicou o ministro.

Os desvios estão nos quilômetros 303 e 314 e os motoristas terão acesso aos túneis Antônio Dias e Prainha. Neste momento, o tráfego será em mão dupla. Após a conclusão da modernização da pista antiga, o trecho agora liberado passará a ser pista duplicada e os veículos vão trafegar no sentido de Governador Valadares a Belo Horizonte. A via que será restaurada receberá o tráfego no sentido oposto. Além disso, foram liberados 4 quilômetros de pista duplicada totalmente nova entre os quilômetros 298 e 302 e que estão antes do binário.

De acordo com Tarcísio Gomes de Freitas, em 2020, os dois lotes serão finalizados. “No final do ano, a gente libera 18 quilômetros duplicados nessa região de Antônio Dias e mais 25 quilômetros lá no lote 7. E a ideia é que eles lotes estejam totalmente concluídos no ano que vem, quando nós vamos fazer também o leilão da concessão da BR-381”, destacou o ministro.

O lote 3 está entre o entroncamento da MG-320 para Jaguaraçu até o Ribeirão Prainha e está com 63% de obra concluída. Já o lote 7 está com 77% de obra concluída. O lote abrange o trecho entre Rio Una e a cidade de Caeté.