NoticiasDetalhadas

Obra na BR-381 será paralisada durante o Carnaval para garantir segurança ao usuário

27/02/2019 Flórence Couto, Consórcio Contécnica/CSL/STE

Resumo

Recesso foi determinado para diminuir congestionamentos e evitar acidentes durante a viagem

Notícia na íntegra

Para diminuir os congestionamentos e demoras nas viagens durante o Carnaval, as obras no lote 7 da BR-381 serão paralisadas a partir desta quinta-feira, dia 28. O recesso será estendido por uma semana. A medida não vai prejudicar o prazo de conclusão da obra que está previsto para dezembro deste ano.
O lote 7 possui 37,5 quilômetros e está compreendido entre o rio Una, em Barão de Cocais, e a cidade de Caeté. O trecho faz parte da rota mais usada pelos mineiros que seguem para o Espírito Santo. Em dias normais, passam pelo local cerca de 20 mil veículos. No recesso de Carnaval, a expectativa é de que 50 mil veículos transitem pela rodovia.
Apesar do recesso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT -  alerta que os motoristas devem ter a atenção redobrada principalmente no trecho de obras. Alguns pontos apresentam desvios. As mudanças são necessárias para garantir diariamente a segurança dos usuários e trabalhadores da construtora. Mesmo sem a realização de obras durante o Carnaval, esses desvios não serão revertidos para que não haja danos ao serviço que já foi realizado. Os trechos em que ocorrem a obra estão devidamente sinalizados. Há também quebra-molas que trazem segurança e obrigam o motorista a diminuir a velocidade. Por isso, é importante que o condutor fique atento a todas as sinalizações.
Outro ponto que deve ser alvo de atenção dos motoristas é o viaduto de 600 metros, em Caeté. A estrutura possui duas alças com duas faixas cada uma. Porém, apenas uma das alças foi liberada e está funcionando em mão dupla. A liberação melhorou a condição do início da viagem. Apesar disso, o motorista tem que aumentar a atenção para não invadir a alça que ainda não foi liberada. O trecho está sinalizado e há dois quebra-molas no local.
Pouco antes do viaduto também há um ponto de retenção próximo à parada do Amigão. Lá, há o canteiro da construtora responsável pela obra e, por isso, foram instalados redutores de velocidade para garantir a segurança.
Além disso, o DNIT lembra que o motorista deve respeitar a sinalização de trânsito, não exceder o limite de velocidade, descansar antes da viagem, fazer paradas regulares, não consumir bebida alcoólica antes de dirigir, usar o cinto de segurança e exigir que todos os passageiros também usem. Uma boa viagem e divirta-se no Carnaval.