NoticiasDetalhadas

Licenças ambientais aceleram obras na BR-381 em Minas Gerais

11/09/2017 Assessoria de Comunicação - Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil - 10/07/2017 10h49

Resumo

As obras no Lote 7, do trecho da BR-381 Norte, em Minas Gerais (entre Rio Una e Caeté), já estão 46% concluídas. Na  semana passada, a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) liberou a operação da Usina de Concreto I, o que permitirá o avanço do projeto que prevê a duplicação de 37,5 quilômetros da via e a revitalização das pistas antigas. Além disso, no trecho estão sendo executadas três pontes, três interseções (Barão de Cocais, Itabira e Bom Jesus do Amparo) e um viaduto de 600 metros.

Notícia na íntegra

A Usina de Concreto I é uma instalação responsável pela produção em larga escala do insumo para a pavimentação das novas pistas. As obras estão sendo executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Estima-se que a liberação do tráfego nas novas pistas de acesso a Bom Jesus do Amparo, Itabira e Barão de Cocais, bem como do viaduto, seja finalizado até o final deste ano. Outra prioridade prevista pelo DNIT é a contratação do serviço de manutenção de toda a BR-381 Norte, para garantir maior conforto e segurança aos usuários da rodovia.

Licença Ambiental

No mês de junho, o Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) aprovou o Licenciamento e Intervenção Ambiental do Lote 7, junto à Câmara Técnica Especializada de Atividades de Infraestrutura de Transporte, Saneamento e Urbanização. 

De acordo com o documento, foram aceitas algumas alterações do Projeto Executivo Geométrico, como adequações das seções da pista, com e sem terceira faixa, e alargamento de canteiros centrais, que irão melhorar o traçado de várias curvas. Essas alterações, além de garantir mais qualidade à rodovia, permitirão acelerar as obras de duplicação da BR-381 Norte/MG.